Metodologia Com Foco No aluno

A metodologia de trabalho dentro de uma instituição de ensino tem como essência criar um ambiente melhor e mais adequado à vida dos alunos, promovendo seu crescimento pessoal primeiramente. Também tem a tarefa de analisar as competências que o professor e a escola necessitam desenvolver para dar conta das necessidades de seus educandos. A proposta é religar, metodológica e tecnicamente: conhecimento, sabedoria e vivências.
Uma metodologia de ensino só ganha sentido se conectada às diferentes maneiras de aprendizagem. Conhecer os caminhos destes processos, depois da revolução da internet, onde muitos estímulos: imagens, vídeos, entre outros, provocou mudanças de comportamento nos alunos, é fundamental para atrelá-los às aulas proporciona mais significado para a aprendizagem dos alunos.
Tendo em vista as tecnologias atuais, objetivos e engajamento dos alunos como protagonistas do processo de ensino aprendizagem. A capacitação de professores precisa ser ministrada em formato de sala de aula invertida, servindo como exemplo e inspiração para práticas dos profissionais, quando estiverem na condição de gestores dentro do ambiente escolar.
A abordagem prática, de como utilizar o engajamento dos alunos em projetos reais, é essencial nas escolas. Esses projetos precisam atender às necessidades da sociedade, para obtenção de resultados cada vez melhores na educação de crianças, jovens e até mesmo adultos, assim como, realizar uma transformação social através dos processos educativos.
Pensar o mundo e intervir nos problemas que surgem destas reflexões é fundamental para a construção de novas realidades. 
Para isso é fundamental uma abordagem prática de como utilizar a metodologia para criar experiências de ensino que aperfeiçoe e melhorem o processo de aprendizagem. Trabalhar a importância do lúdico na elaboração dos projetos e conduzir ao aprendizado prazeroso é ter foco no aluno.

Lays Regina Pauloci Manfredi
Pedagoga

Comentários